Sem categoria

Como ter inteligência emocional na hora de empreender?

Você sabe o que é e como ter inteligência emocional na hora de empreender? Leia nosso post e conheça detalhes a respeito!

Você sabe como ter inteligência emocional diante dos desafios do empreendedorismo?

De acordo com Daniel Goleman, conhecido como o pai dessa expressão, a inteligência emocional é:

“A capacidade de identificar os seus próprios sentimentos e os dos outros, de se motivar e gerir bem as emoções internas e os relacionamentos.”

De acordo com Goleman, são cinco os pilares que capacitam as pessoas a viver e trabalhar com equilíbrio e de forma inteligente com suas emoções:

  • autoconhecimento,
  • controle emocional,
  • automotivação,
  • empatia,
  • relacionamento interpessoal.

Neste post, apresentaremos 3 dicas a respeito de como ter inteligência emocional na hora de empreender. Continue lendo e conheça detalhes!

Descubra como ter inteligência emocional em 3 passos

Se você já vive o dia a dia do empreendedorismo, sabe o quanto é preciso de fôlego, criatividade e muito tato para conviver com:

  • clientes,
  • fornecedores,
  • colaboradores,
  • parceiros de negócios,
  • população em geral.

Uma das grandes dúvidas das mulheres que empreendem está em saber como ter inteligência emocional e desenvolver o equilíbrio necessário para, além de lidar com as pessoas, conseguir se manter calma e disposta para enfrentar as situações do cotidiano.

Para isso, é importante que você:

Pratique a autoconsciência

O primeiro passo para desenvolver os melhores recursos para o enfrentamento do dia a dia dos processos empresariais está em saber reconhecer e compreender as suas próprias emoções.

Mais do que isso, é preciso identificar de que maneira elas afetam as suas ações e decisões.

Para chegar a esse resultado, o melhor caminho é desenvolver a meditação, diários de reflexões e outras técnicas que possam ajudar na busca da autoconsciência.

Expresse as suas emoções

Outro aspecto fundamental para que você saiba como ter inteligência emocional nas tarefas do empreendedorismo é conseguir expressar suas emoções.

Elas precisam ser trabalhadas, controladas e apresentadas de uma maneira saudável, para isso existem algumas técnicas podem ajudar muito, como:

  • yoga,
  • tai chi chuan,
  • terapias.

É importante compreender que expressar emoções não significa “explodir” ou pensar em desistir, mas sim compreender o que está se passando e saber enfrentar todos os momentos com maturidade e sabedoria.

Desenvolva habilidades de empatia

Por fim, é preciso que a empatia passe a fazer parte de sua vida, o que significa perceber, analisar e entender as emoções dos outros.

Essa ação ocorre a cada vez que você se coloca no lugar da outra pessoa, tentando compreender o porquê de determinado comportamento e localizar as dificuldades que a fazem tomar as mais diversas decisões.

Para isso, não há outra forma que não seja ouvir.

É imprescindível em um diálogo ouvir, pois a escuta é que fará você entender o que se passa, portanto, torna-se muito importante se atentar ao que as pessoas têm para lhe contar sem deixar que o automatismo tome conta de sua mente.

Qual o papel da inteligência emocional na hora de empreender?

A inteligência emocional precisa ser incorporada na vida de quem dirige empresas, comanda equipes e exerce funções diretamente ligadas com o público.

O ideal seria que todos investissem em si e pudessem observar as situações por outro ângulo, mas, infelizmente, essa ainda não é a nossa realidade, portanto, precisa ao menos estar presente naqueles que comandam e transformam o futuro de empresas e organizações.

É importante lembrar que os colaboradores se espelham nas lideranças, portanto, essas pessoas precisam estar prontas para motivar seu “time” nos momentos de dificuldades e crises.

O equilíbrio também é um fator importante para conquistar a confiança de clientes e fornecedores, uma vez que uma empresa será observada segundo o comportamento de seus líderes.

É importante que se saiba que no momento que se busca respostas, você estará também investindo em sua vida pessoal. Desse modo, todos ganham com essa tomada de decisão.

Agora que você conhece mais sobre esse assunto, continue acompanhando o blog Garotas de Sorte e confira outros posts que valem a pena ser conhecidos!

Mais de Sem categoria

Ver mais